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Educação Física Escolar
  • Aula de Natação
  • Aula de Natação
  • Aula de Natação
  • Dr Ailton José de Oliveira - Clínico Geral
  • Recreação
  • Trabalho de equilíbrio
  • Trabalho de resistência
  • Alongamento e flexibilidade
  • Atividade de basquetebol
  • Equilibrio
  • Trabalho de alongamento passivo
  • Aluno Valdecir e o professor Bruno

       O  trabalho  desenvolvido na Escola Ivaiporã. Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos iniciais e Educação Profissional/Inicial – Modalidade de Educação Especial com a Educação Física  aborda conteúdos com metas bem traçadas e objetivas no intuito de promover a socialização e a cooperação entre os alunos, na forma que estes aprendam a aceitar as diferenças e respeitar os companheiros de grupo, incutindo neles a importância do trabalho com cooperação e respeito.
          Por intermédio de  atividades  adaptadas de acordo com cada programa da Instituição onde o professor desenvolve atividades com a consciência de que os alunos têm ritmos diferenciados, além do mais quando são considerados “alunos especiais” e seguem processos distintos em seu desenvolvimento, e que o ritmo de seu grupo não é a somatória de todos os ritmos individuais, adquiridas através de suas próprias experiências no decorrer de sua vida .
          É por isso que o trabalho com Educação Física especial é diferenciado pois as atividades são adaptadas para cada situação, pois as turmas são mais heterogêneas evidenciando bem a inclusão e a criatividade.
          Também podemos salientar que não são elementos somente essenciais às aulas de Educação Física. Eles contribuirão substancialmente, na formação geral dos alunos, auxiliando, portanto, no entendimento da importância da cidadania.
          Esta, por sua vez, possibilitará que, posteriormente, aqueles alunos sejam cidadãos e incluídos e mais íntegros, colaborando na formação de uma sociedade mais justa e humana.
          Visando acima de tudo a qualidade de vida, através da prática saudável de exercícios em promoção a saúde.


          OBJETIVOS DA DISCIPLINA


          Um dos principais objetivos da disciplina é de promover a interação, o gosto pelo trabalho solidário e o trabalho cooperativo, realizando atividades em que os alunos possam demonstrar os conhecimento aprendidos em outras aulas ou em outras situações fora da escola e auxiliar seus colegas com ou sem deficiência, através da prática de jogos, atividades rítmicas, exercícios físicos e práticas esportivas.
          Fazendo com que a disciplina apresente a sua importância pedagógica no contexto educacional da APAE visando seu desenvolvimento, independentemente de suas deficiências físicas, orgânicas ou técnicas.


          INCLUSÃO E AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

         Disposição, boa vontade e determinação para quebrar conceitos antigos são alguns requisitos necessários para nós professores da Educação Especial.
          Na nossa disciplina, esse princípio traz um grande benefício para todos os alunos, mesmo para os que não têm deficiências físicas significativas. Isso porque a grande parte deles se descobre capaz de praticar atos solidários e cooperativos, aumentando sua tolerância e compreensão em relação aos outros, o quase é muito importante, ainda mais na nossa sociedade, altamente competitiva.
          É preciso criar nos nossos alunos o gosto pelo trabalho solidário e cooperativo, realizando atividades em que possam demonstrar o conhecimento aprendido em outros momentos (aulas em sala)  ou em outras situações fora da escola e auxiliar seus colegas com maiores dificuldades .
          Com isso, desenvolvendo  pessoas que sabem respeitar os outros de fato, independentemente de sua condição pessoal e/ou social.